Crónica – A GLOBALIZAÇÃO

Gelado, logo baunilha, praia. Madagáscar. Que bela associação. Aproveitemos o calor do verão como desculpa para saborear um gelado com sabor ao gosto de cada um. Ora, fiquem a saber que se a geladaria que costumamos frequentar é das que faz questão de ser artesanal (usa ingredientes 100% naturais). Deve, certamente, estar a fazer contas para manter a qualidade sem aumentar os preços. Digo isto porque a cotação do quilo da especiaria (a mais cara do mundo, tirando o açafrão) multiplicou-se por dez nos últimos dois ano. De acordo com o “Le Monde” atingiu os 540 euros.

Madagáscar afiança 80% da produção mundial. Segue-se a Indonésia e o México (de onde a planta é originária). A produção da ilha em 2016 foi de apenas 1200 toneladas quando normalmente atinge as 1500.

A indústria dos gelados é particularmente atingida uma vez que aposta nos produtos naturais e, por coincidência, a baunilha está no topo das preferências dos consumidores. Em França, o “Le Monde” assegura que a baunilha é o sabor mais procurado nos gelados. O mesmo acontece na Grã-Bretanha sendo esta procura equivalente nos Estados Unidos, onde o chocolate surge em primeiro lugar no que toca ao consumo de gelados.  

Em Portugal não há dados concretos no que concerne ao sabor preferido dos portugueses. Mas não me parece que divirja dos britânicos ou franceses. Estejamos então atentos se ao lado da preferência pelo chocolate, morango ou nata comece a faltar os gelados com sabor a baunilha.

É que se pensarmos que a globalização é um mito podemos estar enganados já que de uma forma mais simples: no verão cada um saboreia o gelado que bem entender. O importante é sentirmo-nos bem, e absolutamente satisfeitos.

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