Crónica – DEPOIS DA MORTE DOS NOSSOS PAIS

A única coisa certeza que temos na vida é a de que, um dia, vamos morrer. A morte apesar de ser várias vezes questionada não pode ser vista, espelhada, ou sentida. A morte é algo inevitável que chega às nossas vidas. Enfrentá-la requer união, apoio, motivação e gestão da dor que se apodera de nós, do nosso corpo, da nossa carne, do nosso coração, sempre que perdemos alguém que amamos. A dor da perda é maior, sobretudo quando é a morte do nosso pai ou da nossa mãe.

Quem é que se lembra de ter febre e sentir a mão do pai ou da mãe sobre a nossa testa?

Todos nós! Esse toque dá-nos segurança. É assim que crescemos na presença dos pais, de um ou de outro. Independentemente do que possa acontecer na nossa vida temos a certeza de que podemos contar com os nossos pais, com o nosso pai ou com a nossa mãe. Aprendemos a olhar para o passado para compreendermos a importância que algumas pessoas têm na nossa vida, mas o que é que nos acontece depois da morte dos nossos pais?

Muitas das vezes, podemos não gostar do que – em vida –, eles nos dizem mas o tempo encarrega-se de nos mostrar que eles só desejam o melhor para nós. Por isso, não percamos tempo a remoer sobre o que dizemos ou pelo que ficou por dizer. Não percamos tempo também com os remorsos improfícuos. Não percamos tempo com questões que ficaram por colocar. A dor que fica é diferente da de quem vai, mas o amor é o mesmo. O amor existe em cada coração embora haja pessoas que insistem em resistir à sua existência. O amor faz-nos recordar sobre o que fazemos; o amor faz-nos reviver as cores, os cheiros, as vozes, os sons.    

Devemos agradecer aos nossos pais por tudo aquilo que nos ensinam, principalmente o facto de nos brindarem todos os dias com o amor. Amemos os nossos pais. Valorizemo-los. Porque depois da morte dos nossos pais… de nada vale ficar com o coração apertado. Depois da morte dos nossos pais fica tudo o que eles nos transmitiram, o melhor: o amor – sempre o amor. Porque o amor é a luz que nunca se apaga; o amor é a luz que nos conduz em direção à eternidade efetiva.

A vida é amar cada pessoa da nossa família com todo o coração. E a morte. A morte aclara-nos todas as dúvidas sobre a nossa curta existência; a morte faz parte do curso natural do ciclo da vida ou, pelo menos, devia fazer.  

Anúncios

2 thoughts on “Crónica – DEPOIS DA MORTE DOS NOSSOS PAIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s