PREPARAÇÃO, EDIÇÃO E REVISÃO DE TEXTO

Preparação, Edição e Revisão de livros de autores independentes.

Conteúdos: Preparação, Edição e Revisão de qualquer tipo de texto, desde o publicitário à notícia.”Newsletter” e/ou manutenção de comunicação em redes sociais. Resumos. Crónicas. Publireportagem. Projetos científicos. Planos de negócios.

Livros: Literatura, Poesia ou Livros Técnicos.
Comunicação escrita/ também para web.

Não faço leitura crítica, nem diagramação. Porém, dou a minha opinião.

Quer saber mais sobre esses serviços? Leia, se faz favor, o seguinte texto.

A preparação é a primeira revisão. Isto é, a preparação vem antes da diagramação e da revisão propriamente dita.

Nesta fase, faz-se uma correção ortográfica e gramatical. Tenho especial atenção para a concordância, a sintaxe, a regência e as demais subtilezas que tornam um texto correto. Caso seja necessário, faço sugestões de adaptações para melhorar a fluência, a clareza, o registo e a adequação do texto conforme o seu propósito, limo vícios de linguagem, redundâncias, entre outros…

O grau de interferência exato vai depender do estado do texto e da intenção do cliente.

A revisão é a correção propriamente dita dos erros de digitação, ortografia, concordância, entre outros… que resistiram à preparação.

Algumas editoras optam por fazer a primeira revisão antes da diagramação. Mais tarde fazem uma segunda revisão; cuidam da aparência geral de cada página, corrigem hífens fora de lugar, viúvas, entre outros…

Alguns livros carecem igualmente de uma terceira revisão.

Ao escrever, todos cometemos erros, inclusive os autores mais experientes. Todavia, uma obra cheia de falhas transmite a ideia de desleixo, facto que afugenta o leitor, que procura no livro um bom produto. Tudo passa pelo cuidado com o conteúdo global.

CONCLUSÃO: Todos os livros precisam de uma boa revisão.

 

ORÇAMENTOS.

Os orçamentos são calculados por laudas. Isto é, adoto a lauda uma página com 2.100 carateres + espaçamento. A quantidade de laudas de um documento digital (de preferência em word) pode ser obtida usando o sistema de contagem de caracteres (com espaços). Os valores variam, consoante o trabalho e número de páginas apresentadas. Claramente, poderá variar conforme o grau de dificuldade de cada trabalho.

Para um orçamento justo e exato, peço que o cliente me envie o material a ser preparado ou revisado. Só depois de o avaliar é que poderei estabelecer um valor.

Da minha parte poderá contar com total transparência, honestidade e dedicação.

Preços: Terei o maior prazer em o/a ter como cliente.

Solicite um orçamento através do e-mail: barnabesousafx@gmail.com

[Dar-lhe-ei uma resposta com brevidade]

Será avaliado o tema, a quantidade de páginas, o grau académico e a data de entrega.

Aceito trabalhos em português do Brasil.

 

Forma de pagamento: Por transferência bancária, sendo que 50% do valor deverá ser depositado na fase inicial e o restante na entrega do trabalho.

Lembre-se que depois do ponto final do escritor, inicia-se sempre o trabalho do Revisor-Editor.

Responsável pela preparação, revisão e edição de conteúdos:
Barnabé Sousa

CONSIDERAÇÕES A ATENDER:

Antes de seguir para a preparação ou a revisão, o livro deverá passar pela leitura crítica. Depois de a preparação e revisão realizadas, é importante que o cliente dê a conhecer o seu texto, artigo, opinião, livro a alguém que os possa criticar.

Refira-se que depois destas etapas (preparação, revisão, critica) cada artigo, texto, livro, ou outro seja alvo de alterações, cortes e inclusões de modo a que o produto final seja “o” melhor.

Divulgue os seus textos, artigos, promoções de livros em sites/blogues/redes sociais. Depois só tem de se preocupar em apresentar, ou publicar o seu texto, artigo, livro.

Edição de Autor ou Editora?

Poderá lançar-se a si mesmo.

Contudo, poderá confiar a (s) sua (s) obra (s) a uma Editora.

Apresente a (s) sua (s) obra (s) a uma Editora que além de apostar em si, acredita em si. É igualmente importante que a Editora o promova desde o início da sua carreira.

Autopromova-se, também.

E o mais importante…

Aguarde o tempo necessário para fazer-se chegar aos leitores.

Fernando Pessoa dizia: “O caminho faz-se caminhado”.

O primeiro passo consiste – sempre – em acreditar em si.

Depois é… CARPENDIAR!

CONSIDERAÇÃO FINAL:

Caso não possa contratar serviços profissionais de leitura crítica, escolha de entre os seus amigos dois ou três leitores beta. Essa será uma boa alternativa.

Não obstante dizer que um leitor beta deve ser alguém que goste de ler. Que tenha senso crítico apurado e atenção a cada pormenor, e, claro, seja honesto e assertivo ao falar da obra, do seu artigo, ou do seu texto.

O leitor beta não pode ser alguém que diga que tudo o que você faz está perfeito.

Nada é perfeito. Em cada texto, artigo ou livro há sempre algo a melhorar.

O mais importante é escolher bem. E fazer o melhor possível. Porque todos os leitores merecem adquirir a obra da melhor forma possível. Só assim é que os poderá cativar a “segui-lo”.

Anúncios